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Normas sociais e mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
Filipa Bernardino (Bernadino, F.); Carla Mouro (Mouro, C.);
Book Title
Psicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A campanha da Serpente Papa-Léguas (SPL) promove comportamentos sustentáveis de ida para escola junto de crianças. Em Portugal, os resultados alcançados por esta campanha apontam para um aumento de 17,0% em viagens sustentáveis de ida para a escola. Procurando avançar na compreensão dos processos psicossociais que contribuem para o sucesso da campanha, realizou-se um estudo adotando o modelo do foco da conduta normativa, que considera que ajustamos o nosso comportamento àquilo que os outros fazem (norma descritiva) e aprovam que se faça (norma injuntiva) num determinado contexto. Este estudo exploratório examinou assim a relação entre as normas sociais percebidas sobre ir a pé ou de carro para a escola, relativas a pais e colegas de turma, e os modos de deslocação para a escola em 62 crianças a frequentar uma escola na região de Lisboa. A recolha de dados decorreu em três momentos: antes da intervenção (T1), durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Verificou-se que o modo de deslocação mais frequente se alterou de T1 para T2, de ir de carro para ir a pé, com manutenção da alteração em T3. Em T1 o modo de deslocação da criança está associado à aprovação dos pais sobre a ir pé para a escola, enquanto que em T2 é o que os colegas fazem que mais se associa ao comportamento adotado. Em T3, o comportamento relatado volta a estar associado à norma injuntiva dos pais. Estes dados sugerem que as alterações nos comportamentos das crianças obtidas com a campanha SPL, e a sua manutenção, estão muito associadas às normas veiculadas pelos seus pais, tornando necessário intervir também junto destes referentes para uma efetiva promoção de modos de deslocação mais sustentáveis.
Acknowledgements
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Keywords
Normas injuntivas,Normas descritivas,Mobilidade sustentável,Crianças

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.