Artigo em revista científica
'Nós somos ilhéus, juntos somos mais fortes': fluxos da construção de identidade e comunidade na ilha da Culatra, Faro, Portugal
Mariela Silveira (Da Silveira, M. F.);
Título Revista
Cadernos NAUI
Ano
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente texto discute a noção de “comunidade culatrense” e seus desdobramentos, na Ilha da Culatra, um povoamento de pescadores e mariscadores, na Ria Formosa, Faro, Algarve, sul de Portugal. Privilegiamos o processo de reivindicação territorial e comunitária,a recente discussão sobre desenvolvimento sustentável daquela área e seu papel na interação entre a Associação de Moradores da Ilha da Culatra e organismos do Estado português que detém a jurisdição daquele espaço.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comunidade,Identidade,Patrimônio cultural

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.