Publicação em atas de evento científico
Novas expressões do turismo urbano e a competição pelo uso da cidade de Lisboa: Turistas, nómadas digitais e residentes
Maria Assunção Gato (Gato, M. A.); Ana Rita Cruz (Cruz, A. R.);
7ª Edição do Workshop Dinâmicas Socioeconómicas e Territoriais Contemporâneas: Rumos da Investigação num Mundo em Transformação. Livro de Resumos
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-22 17:42)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No contexto das cidades, o turismo cultural continua a desempenhar um papel central, não obstante o foco do consumo cultural refletir a deslocação da alta cultura para a cultura quotidiana, de experiências tangíveis para intangíveis, ou para o paradigma de viver como um local (Richards, 2022). Nos últimos anos, estas novas expressões do turismo urbano massificado não só têm induzido um crescimento acentuado do turismo nas cidades (Nilsson, 2020), como têm inspirado a propagação de manifestações de insatisfação e protesto em torno de questões relacionadas com o turismo (Novy & Colomb, 2019). Os impactos causados pelo novo turismo urbano relacionam-se principalmente com os processos de turistificação, overtourism/excesso de turismo e deslocamento (displacement) de populações residentes nas áreas de maior pressão turística (Cocola-Gant & Gago, 2021; Milano, Cheer & Novelli, 2018; Bouchon & Rauscher, 2019; Shoval, 2018; Del Romero Renau, 2018). Entretanto, outros atores para além dos turistas vêm juntar-se a estes processos, como é o caso dos nómadas digitais, que procurando disfrutar da cidade de uma forma semelhante aos turistas, competem pelo sistema urbano como os residentes locais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Turismo urbano,Impactos do turismo,Dinâmicas urbanas,Nómadas digitais,Ecossistema urbano

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.