Talk
Num mundo perfeito todos obedecemos’: representações sobre poder e obediência na infância e juventude a partir de um projeto de criação artística
Sandra Mateus (Mateus, S.); Romeu Costa (Costa, R.); Marta Carreiras (Carreiras, M.);
Event Title
ICCA 2022 - 6º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Year (definitive publication)
2022
Language
--
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Nesta apresentação, centrada nas noções e práticas de poder e obediência entre crianças e jovens, discutir-se-ão os resultados preliminares de uma análise interpretativa de dois workshops realizados com crianças e jovens em 2021, em S. Teotónio e em Marvila, no âmbito da criação do espetáculo “Jogos de Obediência”, inserido no projeto “The Holocaust and Modernity: Violence and Obedience in Present Societies”, financiado pela FCT. Os workshops, com a duração de 5 dias, tiveram como objetivo experimentar dispositivos de ligação, posição e oposição, isto é, atividades geradoras de encontros dialógicos que possam levar à expressão de visões do mundo e à conscientização da posição de poder ocupada em cada momento. Os dispositivos visaram também uma sensibilização suave para os mecanismos de autoridade e manipulação, a fim de transformar os participantes em agentes conscientes na transformação do mundo. Nos workshops estiveram envolvidas cerca de 28 crianças e jovens, entre os 8 anos e os 23 anos, com perfil de género e origem étnico-nacional diversificado, e trajetos escolares que incluem o ensino básico até à licenciatura, com maior incidência no 3º ciclo e ensino secundário artístico. Outras diferenças entre os grupos incluem o meio residencial (campo e a cidade), o nível de autonomia (em termos de agência e mobilidade), as perceções sobre o que é a arte e o que é um espetáculo, mas também diferentes graus de reflexividade e individualização. Nesta apresentação iremos desenvolver um olhar sociológico sobre os elementos constituintes, as dinâmicas relacionais e de ação nos encontros. O processo de envolvimento, adesão e participação nos dispositivos será problematizado, endereçando questões como a coprodução de conhecimento ou a distribuição de poder.
Acknowledgements
--
Keywords
Infância,Juventude,Educação não-formal,Poder,Obediência,Arte
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences
  • Arts (arts, history of arts, performing arts, music) - Humanities

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.