Comunicação em evento científico
Num mundo perfeito todos obedecemos’: representações sobre poder e obediência na infância e juventude a partir de um projeto de criação artística
Sandra Mateus (Mateus, S.); Romeu Costa (Costa, R.); Marta Carreiras (Carreiras, M.);
Título Evento
ICCA 2022 - 6º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
--
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nesta apresentação, centrada nas noções e práticas de poder e obediência entre crianças e jovens, discutir-se-ão os resultados preliminares de uma análise interpretativa de dois workshops realizados com crianças e jovens em 2021, em S. Teotónio e em Marvila, no âmbito da criação do espetáculo “Jogos de Obediência”, inserido no projeto “The Holocaust and Modernity: Violence and Obedience in Present Societies”, financiado pela FCT. Os workshops, com a duração de 5 dias, tiveram como objetivo experimentar dispositivos de ligação, posição e oposição, isto é, atividades geradoras de encontros dialógicos que possam levar à expressão de visões do mundo e à conscientização da posição de poder ocupada em cada momento. Os dispositivos visaram também uma sensibilização suave para os mecanismos de autoridade e manipulação, a fim de transformar os participantes em agentes conscientes na transformação do mundo. Nos workshops estiveram envolvidas cerca de 28 crianças e jovens, entre os 8 anos e os 23 anos, com perfil de género e origem étnico-nacional diversificado, e trajetos escolares que incluem o ensino básico até à licenciatura, com maior incidência no 3º ciclo e ensino secundário artístico. Outras diferenças entre os grupos incluem o meio residencial (campo e a cidade), o nível de autonomia (em termos de agência e mobilidade), as perceções sobre o que é a arte e o que é um espetáculo, mas também diferentes graus de reflexividade e individualização. Nesta apresentação iremos desenvolver um olhar sociológico sobre os elementos constituintes, as dinâmicas relacionais e de ação nos encontros. O processo de envolvimento, adesão e participação nos dispositivos será problematizado, endereçando questões como a coprodução de conhecimento ou a distribuição de poder.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Infância,Juventude,Educação não-formal,Poder,Obediência,Arte
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.