Publication in conference proceedings
O BIM no ensino da arquitetura em Portugal: o caso do ISCTE-IUL
Micael Pepe (Pepe, M.); Ricardo Pontes Resende (Resende, R.); Pedro Luz Pinto (Pinto, P.);
2º congresso português de building information modelling
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2024-12-21 17:48)

View record in Google Scholar

Abstract
A implementação do BIM na Indústria da Construção está a desencadear uma resposta nas Instituições de Ensino Superior. Através da análise de casos de estudo nacionais e internacionais, é feita uma reflexão sobre o grau de implementação desta metodologia nos cursos de arquitetura em Portugal. A procura de profissionais qualificados com conhecimentos e competências em BIM tem aumentado nos últimos anos, no seguimento da digitalização do setor. Como forma de preencher esta lacuna no mercado, foram surgindo pequenos cursos especializados, direcionados aos agentes desta Indústria. Por outro lado, o meio académico tem feito um esforço para incluir estes conteúdos nos curricula de cursos de engenharia e arquitetura. Por contraposição de Portugal com países tecnologicamente mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, o Reino Unido ou a França foi possível concluir que em território nacional, o grau de implementação deste recurso no ensino superior está ainda numa fase bastante inicial, sendo apenas ensinadas as ferramentas, maioritariamente para modelação 3D. Esta situação, juntamente com a proliferação de cursos especializados sugerem um novo ramo de atuação dentro das áreas que atuam em ambiente construído, levando ao aparecimento de novos profissionais, como o modelador BIM ou o BIM Manager. Concluiu-se ainda que, um verdadeiro especialista em BIM deve possuir formação base em engenharia ou arquitetura, pelo que se apresenta neste trabalho uma proposta para inclusão desta metodologia no Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL.
Acknowledgements
--
Keywords
BIM,Ensino,Universidade,Inovação
  • Civil Engineering - Engineering and Technology
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/MULTI/0446/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.