Scientific journal paper
O conceito de consultoria de gestão: uma análise à luz do campo de pesquisa da estratégia-como-prática
Renato Lopes da Costa (Lopes da Costa, R.); Nelson António (António, N.);
Journal Title
Estudos do ISCA
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2024-08-29 21:33)

View record in Google Scholar

Abstract
Numa retrospetiva histórica, embora a literatura existente apelide o setor de consultoria de gestão como um setor extraordinário e um fenómeno único no contexto empresarial, na verdade estas afirmações não vêm acompanhadas por um número de estudos académicos que realcem a importância do trabalho efetivo dos consultores de gestão. Para combater a falta de estudos nesta área emergente, este artigo visa construir uma definição de consultoria de gestão que seja amplamente aceite. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal, vêm desta forma redefinir o paradoxo do conceito de consultoria de gestão a partir da perspetiva de análise de consultores e clientes em Portugal à luz de uma perspetiva ligada ao campo de pesquisa da Estratégia-como-prática, focalizando-o nos quatro paradigmas empresariais da consultoria de gestão e nas perspetivas macro e micro de análise que constituem o campo de pesquisa da Estratégia-como-Prática.
Acknowledgements
--
Keywords
Consultoria de gestão,Estratégia,Estratégia-como-prática
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia