Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Book of Abstracts of the IX Postgraduate Conference ESGHT / ISCAL 2018
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Muito embora a consultoria de gestão seja interpretada por muitos autores por constituir um processo interativo que funciona como agente de mudança e que proporciona a um conjunto de empresas a obtenção ou consolidação de vantagens competitivas duradoras, na verdade estas afirmações não vêm acompanhadas por um número de estudos académicos que realcem a importância do trabalho efetivo dos consultores de gestão. Para combater a falta de estudos nesta área emergente, este artigo visa garantir a pertinência destas afirmações a partir da perspetiva de análise de consultores e clientes em Portugal, procurando explorar o nível de impacto da consultoria de gestão relativamente aos trabalhos realizados nas PME (pequenas e médias empresas). Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal, vêm desta forma aferir a avaliação dos inquiridos relativamente aos benefícios versus prejuízos que os consultores trazem para as organizações, aos seus níveis de satisfação e, respetivas sugestões de melhoria que permitam beneficiar futuros projetos a desenvolver.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Consultoria de gestão,PME