Artigo em revista científica Q4
O “modelo médico” e a procura pela “normalização” de género e sexual: Uma análise histórico-crítica sobre as categorias “travesti” e “transexual”
Nélson Ramalho (Ramalho, N.);
Título Revista
Revista Conhecimento Online
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 05:11)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-20 10:19)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) The “medical model” and the search for gender and sexual “normalization”: A historical-critical analysis of “travesti” and “transsexual” categories

Abstract/Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as primeiras perspetivas teóricas que tentaram explicar os “problemas” de género e que conduziram ao surgimento das categorias “travesti” e “transexual”. Para tal, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, baseado numa pesquisa bibliográfica e documental com vista a ser realizada uma análise e revisão historiográfica sobre o tema. Foi possível observar que as categorias “travesti” e “transexual” são relativamente recentes, tendo sido produzidas pelo “modelo médico” e o seu interesse inicial por sujeitos com características anatômicas ambíguas que não podiam ser classificados inteiramente como machos ou fêmeas por se encontrarem em posição indefinida. Este modelo tentou explicá-los com base em diferentes perspetivas – biológicas, psicanalíticas, de aprendizagem social e de desenvolvimento cognitivo – e, em resultado, da sua integração nos compêndios médicos e prescrição de intervenções corretivas, acabou por promover e legitimar a sua patologização, com consequências expressivas na estigmatização e exclusão social de uma grande quantidade de sujeitos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
História,Identidade de gênero,Medicina,Travesti,Transexual
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais