Talk
O Poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico
Paula André (André, P.);
Event Title
FAUL
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Perante a realidade contemporânea e partindo dos conceitos operativos de imagem sonhada de Ernst Bloch e de imagem dialéctica de Theodor Adorno, a conferência O poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico, terá como principal objectivo apresentar modos de ver e da dar a ver o poder das imagens, através dos olhares foto-radiográficos de Mestres que canibalizam Mestres. A eficácia da imagem-sensação é desenvolvida por Gilles Deleuze na sua obra La Logique de la Sensation, ao trabalhar a obra do pintor Francis Bacon, em que revela “o funcionamento da pintura”, e apresenta uma nova ordem de sensação, dando a ver as infinitas possibilidades de pensar o mundo. A partir da intensidade das imagens das pinturas de Diego Velazquez, Francis Bacon, com olhar foto-radiográfico, devora a imagem da pintura do Mestre e monta através da sua criação energética, o poder da imagem. Suportado no conceito “imagéité” de Jacques Rancière, pretende-se analisar e debater a partilha e o destino das imagens devoradas entre Mestres, procurando entender os percursos e operações do olhar, dando a ver a arqui-semelhança, no processo das variações em pintura.
Acknowledgements
--
Keywords
Pintura