Comunicação em evento científico
O valor dos Valores na utilização das tecnologias digitais em saúde
Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Elzbieta Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Cristina Camilo (Camilo, C.); Maria Lima (Lima, M. L.); Rita Espanha (Espanha, R.); Henrique Martins (Martins, H.);
Título Evento
15.º Congresso de Psicologia da Saúde
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A implementação de Tecnologias Digitais em Saúde (TDS) regista uma expansão em vários países, estimulada pela perspetiva de ganhos de acessibilidade e equidade, mas também de eficiência na prestação dos cuidados de saúde. Contudo, o grau de adoção das TDS pelas pessoas varia consideravelmente, sendo necessário mapear os seus determinantes. No quadro dos fatores psicossociais, os valores têm um papel importante na explicação dos comportamentos dos indivíduos. Com recurso a um desenho correlacional, o presente estudo avalia o papel dos valores abertura à mudança (vs. Conservação) e autotranscendência (vs. Autopromoção) nos Comportamentos de Saúde Mediados por Tecnologias Digitais (CSMTD). Os valores foram conceptualizados a partir da Teoria dos Valores Humanos Básicos de Schwartz (1992), e considerou-se, ainda, o papel mediador da perceção de autoeficácia e moderador da idade. Participaram no estudo 396 indivíduos adultos (18-87 anos; M = 46; DP = 15) a residir em Portugal. Os resultados revelam que a autoeficácia é um preditor importante dos CSMTD e que os valores de abertura à mudança (vs. Conservação) e autotranscendência (vs. Autopromoção) têm um contributo relevante, que depende da idade dos participantes. Os resultados são discutidos no quadro do papel dos valores na mudança social e na comunicação associada à promoção das TDS.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Tecnologias digitais na saúde,Valores,Autoeficácia,Idade,Teoria dos valores humanos básicos.
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.