Talk
Olhar foto-radiográfico: o poder da imagem dos Mestres
Paula André (André, P.);
Event Title
4º Ciclo de Conferências História(s) da(s) Arte(s) – O PODER DA IMAGEM
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A eficácia da imagem-sensação é desenvolvida por Gilles Deleuze na sua obra La Logique de la Sensation, ao trabalhar a obra do pintor Francis Bancon, em que revela “o funcionamento da pintura”, e apresenta uma nova ordem de sensação, dando a ver as infinitas possibilidades de pensar o mundo. A partir da intensidade das imagens das pinturas de Diego Velazquez, Francis Bacon, com olhar foto-radiográfico, devora a imagem da pintura do Mestre e monta através da sua criação energética, o poder da imagem. Partindo do conceito “imagéité” de Jacques Rancière, propõe-se debater e reflectir sobre a partilha e o destino das imagens devoradas entre Mestres, procurando entender os percursos e operações do olhar, dando a ver a arqui-semelhança, no processo das variações em pintura.
Acknowledgements
--
Keywords
PIntura