Comunicação em evento científico
Olhar foto-radiográfico: o poder da imagem dos Mestres
Paula André (André, P.);
Título Evento
4º Ciclo de Conferências História(s) da(s) Arte(s) – O PODER DA IMAGEM
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A eficácia da imagem-sensação é desenvolvida por Gilles Deleuze na sua obra La Logique de la Sensation, ao trabalhar a obra do pintor Francis Bancon, em que revela “o funcionamento da pintura”, e apresenta uma nova ordem de sensação, dando a ver as infinitas possibilidades de pensar o mundo. A partir da intensidade das imagens das pinturas de Diego Velazquez, Francis Bacon, com olhar foto-radiográfico, devora a imagem da pintura do Mestre e monta através da sua criação energética, o poder da imagem. Partindo do conceito “imagéité” de Jacques Rancière, propõe-se debater e reflectir sobre a partilha e o destino das imagens devoradas entre Mestres, procurando entender os percursos e operações do olhar, dando a ver a arqui-semelhança, no processo das variações em pintura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
PIntura