Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Configurações
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Alternative Titles
(French) Les tisganes de Lisbonne et la scolarisation: évolutions, blocages, inquiétudes (2003-2015)
(English) The Lisbon Gypsies and schooling: developments, impasses, dilemmas (2003-2015)
Abstract
O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação.
Acknowledgements
--
Keywords
Ciganos,Integração,Políticas educativas,Etnografia,Lisboa
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/ANT/04038/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
UID/SOC/04521/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
PTDC/IVC-PEC/4909/2012 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
SFRH/BD/10459/2002 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
SFRH/BPD/78438/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):