Scientific journal paper
Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Journal Title
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Year (definitive publication)
2007
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 39

(Last checked: 2024-11-17 11:33)

View record in Google Scholar

Abstract
As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competências-chave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta.
Acknowledgements
--
Keywords
Literacia,Educação de adultos,Competências-chave,Centros de Reconhecimento,Validação e Certificação deCompetências (CRVCC)
Related Projects

This publication is an output of the following project(s):