Scientific journal paper Q2
Pandemia, lideranças locais, e respostas educativas: O caso Português
João Sebastião (Sebastião, J.); Eva Gonçalves (Gonçalves, E.); Luísa Delgado (Delgado, L.);
Journal Title
Education policy analysis archives
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
United States of America
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-04 11:18)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-02 19:47)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-04 22:11)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) Pandemia, liderazgo local, y respuestas educativas: El caso Portugués

(English) Pandemic, local leadership, and educational responses: The Portuguese case

Abstract
Este artigo analisa os impactos da crise pandémica no sistema educativo português, a eficácia das políticas então tomadas para os enfrentar e o modo como os atores locais implementaram as medidas de política nacional. Em Portugal, como em muitos outros países, a adoção de soluções educativas baseadas em plataformas digitais foi a alternativa principal. Globalmente as políticas implementadas pelo governo central mostraram possuir respostas genéricas, pouco adequadas às situações dos alunos e famílias com maiores necessidades materiais ou socioculturais. A resposta à acumulação de diferentes formas de desigualdade, foi construída nas próprias comunidades, tendo as situações de carência sido, sobretudo, resolvidas por municípios, associações comunitárias ou de pais, permitindo minimizar os seus efeitos no acesso à educação. A colaboração entre escolas e comunidades permitiu ainda o desenvolvimento de competências digitais pelos diversos atores educativos e a uma melhor perceção pelas escolas das desigualdades de oportunidade educativas resultante da pandemia, gerando adaptações curriculares e a dinamização de aulas com metodologias inovadoras e participativas.
Acknowledgements
--
Keywords
Pandemia,Implementação de políticas educativas,Comunidades,Desigualdades educativas
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.