Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES
Journal Title
Investigações em Ensino de Ciências
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Alternative Titles
(English) Socio-formative profile of the supervisors, heterogeneity and social hierarchy in the teaching area of CAPES
Abstract
A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos.
Acknowledgements
--
Keywords
Área de ensino,Sociologia da ciência bourdiana,Análise de correspondências múltiplas,Orientadores de pesquisas acadêmicas
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
Português