Publicação em atas de evento científico
Perfis discursivos e engajamento nas publicações de Twitter (X) de Bolsonaro sobre questões e conflitos socioambientais no período 2017-2020
Livino Neto (Neto, L.); Bruno Frutuoso Costa (Costa, B. F.);
48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Faesa – Vitória – ES
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-03 02:43)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
A partir da análise de 551 publicações de Jair Bolsonaro no X/Twitter (2017 e 2020), sobre as questões socioambientais, combinando a análise de Correspondências Múltiplas (ACM) (Carvalho, 2017), Análise de Clusters e o teste de Kruskal-Wallis (Marôco, 2011), investiga-se quais são as principais macroposições temáticas (Van Dijk, 2015) no discurso de Bolsonaro; a constituição de perfis discursivos e a relação das publicações com os perfis; e se há variação significativa no ranking de engajamento nas publicações relacionadas aos perfis. Verifica-se a composição de três perfis discursivos principais, sendo que o ranking das publicações relacionadas ao perfil que representa a atuação das Forças Armadas na Amazônia possui diferença significativa em relação ao perfil que representa a atuação do governo junto ao agronegócio.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UI/BD/152083/2021 FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2023.04877.BD FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia