Comunicação em evento científico
Políticas Públicas e Juventude: Desafios Contemporâneos e Perspectivas
Otávio Raposo (Raposo, Otávio); Liana de Paula (Paula, Liana); Francisco Manuel Reverte (Reverte, Francisco Manuel);
Título Evento
IV Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Desafios Contemporâneos da Sociedade Brasileira e o Futuro da Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A proposta desta mesa é trazermos diferentes reflexões que consideramos urgentes sobre a relação entre o social e o político para as juventudes, no que diz respeito ao tema das políticas públicas no presente e como possibilidades futuras. Levamos em conta o fenômeno mais geral das transformações ocorridas nos últimos anos com a radicalização política, o avanço dos liberalismos nacionalistas, o aumento das desigualdades sociais e os efeitos das múltiplas crises provocadas pelos efeitos da pandemia SARS-COVID, que afetaram intensamente a vida dos jovens e suas perspectivas de autonomia. Os(as) três convidados(as) falam a partir de lugares e sociedades bastante distintos, especificamente a partir de olhares sobre o Brasil, Portugal e Espanha, embora com um amplo trabalho que os conecta em torno de questões como juventudes e desigualdades, vulnerabilidades e ações públicas envolvendo políticas sociais em múltiplos campos da vida dos jovens. Nesse sentido, o objetivo é promovermos o diálogo a partir de distintas perspectivas do conhecimento em interface com a sociologia, bem como traçarmos um panorama analítico e comparativo das iniciativas em políticas públicas de/para/com as juventudes em diferentes países; bem como, a partir da reflexão sobre as demandas do presente, apontarmos perspectivas para o futuro.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Juventude,Políticas Públicas,Desigualdades,Vulnerabilidades,Pandemia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.