Publicação em atas de evento científico
Porque é que os cidadãos não participam mais?
Fernando Nogueira (Nogueira, F.); Isabella Rusconi (Rusconi, I.); Catarina Isidoro (Isidoro, C.); Desiree Seixas (Seixas, D.); Gil Moreira (Moreira, G.);
Conferência Internacional “Comunidades e Redes para a Inovação Territorial” – Livro de Atas
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O artigo resulta de investigação, em perspetiva comparada, sobre as atitudes e o pensamento de cidadãos participativos (CP) e cidadãos pouco participativos (CPP) relativamente à participação pública. Procura acrescentar aos problemas escrutinados na literatura, uma visão crítica e contrastada dos cidadãos sobre as perguntas de investigação: i) Porque é que os cidadãos não participam mais? ii) Como aumentar a participação dos cidadãos? A pesquisa combina análise qualitativa intensiva, a partir de um número limitado de entrevistas e “focus groups”, com os resultados de um inquérito digital, no município de Valongo. Os resultados sugerem que há aprendizagens a fazer a partir da posição de menor envolvimento dos CPP na esfera pública e da sua disponibilidade para participarem, e, de uma maneira mais transversal, que há lógicas de proximidade importantes para a solicitação da participação que precisam de ser entendidas, exploradas e melhoradas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Participação,Cidadãos Participativos,Cidadãos Pouco Participativos,Redes de Proximidade

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.