Talk
Posicionamento social e bem-estar na infância e adolescência: O papel da discriminação baseada na classe social
Leonor Pereira da Costa (Costa, L.P.); Ana Rita Farias (Farias, A. R.); Joana Cabral (Cabral, J.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Sílvia Luís (Luís, S. ); Vitor Silva (Silva, V. H.);
Event Title
XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia 2025
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Crianças e adolescentes de famílias economicamente desfavorecidas enfrentam maior vulnerabilidade a riscos sociais e de saúde devido à privação material e ao risco de exclusão. Contudo, as experiências de privação são moldadas pelo contexto e pelas normas sociais, sendo transversal a diferentes meios socioeconómicos. Assim, mais do que a posição social objetiva, a perceção da própria posição social pode intensificar sentimentos de discriminação e exclusão, comprometendo o bem-estar e as expectativas face ao futuro. Este estudo examina a relação entre o auto-posicionamento segundo a classe social, a discriminação com base na classe social e a sua frequência, bem como o impacto no bem-estar e nas expectativas face ao futuro. Foi recolhida uma amostra representativa de crianças e adolescentes residentes em Portugal (n = 2580 crianças), com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos (M = 12.60, DP = 1.69), sendo 48.6% do sexo feminino. Os participantes foram selecionados em escolas públicas (89.9%) e privadas (10.1%). Para garantir maior representatividade da amostra, os dados foram ponderados por tipologia de ensino, região NUTS II e idade. Os resultados de um modelo de mediação em cadeia indicam que um auto-posicionamento inferior na classe social associa-se a um aumento das experiências de discriminação económica e maior frequência percebida de discriminação. Essas experiências, por sua vez, reduzem o bem-estar, contribuindo para expectativas face ao futuro mais negativas. O efeito total do auto-posicionamento na classe social sobre as expectativas futuras foi significativo (b = 0.235, p < .001), com efeitos indiretos através das experiências da discriminação e bem-estar (b = 0.09, IC 95% [0.0758, 0.1093]). Estes resultados serão discutidos considerando as implicações do auto-posicionamento social e da perceção de discriminação para a perpetuação das desigualdades, bem como possíveis estratégias para mitigar o seu impacto no bem-estar e nas expectativas futuras das crianças e adolescentes.
Acknowledgements
--
Keywords
crianças,pobreza,autocategorização,bem-estar,adolescência,perceção discriminação
  • Psychology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
FP23-1B003 La Caixa Foundation

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.