Artigo em revista científica
Práticas de mudança e de investigação: conhecimento e intervenção na escola primária
Ana Benavente (Benavente, A); António Firmino da Costa (Costa, A. F.); Fernando Luís Machado (Machado, F. L.);
Título Revista
Revista Crítica de Ciências Sociais
Ano
1990
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A investigação-ação pode ser entendida como uma estratégia de animação institucional e pedagógica, uma estratégia de formação e transformação. Qual o seu interesse no conhecimento da complexidade da realidade social e educativa? Que produção de conhecimento permite esta metodologia de pesquisa? Que exigências e dificuldades teóricas, que obstáculos institucionais e interpessoais suscita? Com base no trabalho realizado num projeto centrado em escolas primárias de meio popular urbano (Projeto ECO I), este texto equaciona e ilustra algumas das interrogações que levanta a investigação-ação como metodologia de pesquisa fundamental de terreno.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Investigação-ação; Métodos de pesquisa social; Escola primária