Comunicação em evento científico
'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação
Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Nadine Correia (Correia, N.); Tiago Almeida (Almeida, T. ); Sílvia Araújo de Barros (Barros, S.); Tânia Boavida (Boavida, T.); Carla Peixoto (Peixoto, C. ); Ana Fialho (Fialho, A.); Marina Fuertes (M. Fuertes); Manuela Pessanha (Pessanha, M.); Manuela Sanches-Ferreira (Sanches-Ferreira, M.); Miguel Santos (Santos, M. ); et al.
Título Evento
XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2025-12-26 04:59)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
A investigação tem demonstrado, de forma persistente e consistente, a importância da qualidade dos contextos educativos para o desenvolvimento das crianças (e.g., Bryant, Zaslow, & Burchinal, 2010). Simultaneamente, várias organizações internacionais têm recomendado a monitorização da qualidade destes contextos e do seu impacto, sobretudo junto de grupos de risco (e.g., OCDE, 2012). Deste modo, é fundamental fortalecer as perspetivas e as competências de profissionais de educação de infância, com vista à adoção de práticas inclusivas e de elevada qualidade. No entanto, os resultados da investigação científica nem sempre estão disponíveis para os profissionais de educação, de forma acessível e fidedigna. Na tentativa de colmatar esta lacuna e promover a articulação entre a investigação e a prática em educação de infância, está a ser desenvolvido um projeto Erasmus+ que integra o blogue europeu ‘EarlyYearsBlog’ e quatro blogues nacionais (Bélgica, Holanda, Polónia e Portugal), enquanto plataformas de aprendizagem. Neste poster, pretendemos dar a conhecer ‘PrimeirosAnos’, o blogue português que integra este projeto. Mantido por investigadores e docentes da área da educação, o blogue debruça-se sobre inclusão social, investigação e inovação. Tem como objetivos principais (1) consolidar os conhecimentos empíricos sobre a qualidade da educação de infância e a educação de crianças em situação de desvantagem, (2) sensibilizar para a diversidade e promover a inclusão social, dentro do quadro de referência europeu para a qualidade da educação de infância, (3) desenvolver uma atitude positiva em relação à investigação e à inovação e (4) promover uma comunidade de aprendizagem partilhada por educadores de infância, formadores, investigadores e decisores políticos. Destinado a um grande número de leitores, pretende-se com este blogue convidar à reflexão sobre práticas inovadoras, influenciando a prática de educadores, mas também os conteúdos de cursos de formação contínua e os planos de estudos que habilitam para a docência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave