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Produzir a diferença ou a semelhança? Práticas e recursos de famílias transnacionais em Portugal
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Event Title
X Congresso Português de Sociologia - Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O objetivo desta apresentação é discutir as configurações, práticas educativas e as condições socioeconómicas em famílias de alunos de origem mista, reunindo um progenitor autóctone e um progenitor imigrante, numa perspetiva comparativa com outras famílias imigrantes e autóctones. Apresentam estas famílias diferenças significativas? São as suas práticas educativas diferentes? Produzem as suas práticas resultados distintos nas trajetórias dos seus descendentes? A análise baseia-se em dados de uma pesquisa multimétodo, concluída em 2013 - ITEOP, envolvendo 1.194 estudantes de 9º ano (14-19 anos), em 13 escolas da Lisboa, Setúbal e Faro. Os alunos inquiridos incluem 789 nativos e 405 descendentes de imigrantes; dentro destes 95 são de origem multiétnica, combinando origem portuguesa e outras origens (74% africanas). A análise integra dimensões como o perfil migratório, as condições sociais, as práticas educativas, culturais e de comunicação desenvolvidas na família. Nos progenitores transnacionais encontramos estruturas familiares, perfis sociais e modalidades de suporte educacional distinto. Mostram estruturas domésticas predominantemente nucleares, qualificações académicas mais elevadas, níveis de atividade e inserção em profissões qualificadas. Essas diferenças distinguem as famílias transnacionais das famílias imigrantes, traduzem-se em práticas e resultados educacionais específicos, e desaconselham a prática frequente da inclusão dos jovens de origem mista na população de descendentes de imigrantes.
Acknowledgements
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Keywords
Imigração,Familia,Transnacionalismo,Origem mista,Educação