Autor de livro
Programa de Terapia de Reminiscência. Manual de Dinamizador
Isabel Gil (Gil, I.); Paulo Costa (Costa, P.); Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.); João Apóstolo (Apóstolo, J.);
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A Terapia de Reminiscência (TR) constitui-se como uma modalidade terapêutica que foi proposta inicialmente por Butler, em 1963. O autor caracterizou-a como um processo mental e natural de recuperação de memórias, partindo da tendência evolutiva que se constata nas pessoas mais velhas em relatar o seu próprio passado, o que vai permitir estimular a recuperação de acontecimentos de vida significativos com diversos desígnios terapêuticos. Tem sido destacada a importância desta intervenção terapêutica na promoção da autoestima, da identidade e da individualidade. O sentido de identidade pessoal é encorajado pela estimulação das memórias autobiográficas e pela possibilidade de as comunicar, sendo que, neste caso, a reminiscência constitui uma ponte comunicacional pela partilha de recordações e emoções com efeitos no fortalecimento das relações. A reminiscência funciona, deste modo, como promotora de uma boa comunicação e, ao estimular a memória a longo prazo, contribui para a melhoria da função cognitiva. Vários estudos têm, ainda, confirmado os efeitos benéficos da TR no humor, bem-estar e qualidade de vida (...)
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
older adults,qualidade de vida,humor,funções cognitivas,terapia de reminiscência
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.