Artigo em revista científica Q2
Proteção social e precariedade laboral em Portugal: Perfis e representações
Rodrigo Vieira de Assis (Assis, R. V. de.); Renato Miguel do Carmo (Carmo, R. M. do.); Jorge Caleiras (Caleiras, J.); Isabel Roque (Roque, I.);
Título Revista
Caderno CRH
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-05 09:38)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-11-29 14:12)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-04 21:09)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Títulos Alternativos

(Inglês) Social protection and precarity in Portugal: Profiles and representations

Abstract/Resumo
Este artigo analisa as representações sociais partilhadas por trabalhadores precários acerca do sistema de segurança social em Portugal. Explora-se a hipótese de que a precarização do mundo do trabalho, acentuada no decurso da crise financeira de 2008 e da pandemia de Covid-19, afetou os significados da proteção social no emprego, sobretudo para os trabalhadores vulneráveis. Com base na análise de conteúdo de 53 entrevistas em profundidade conduzidas entre setembro de 2019 e dezembro de 2020 com trabalhadores de diferentes setores de atividade, identificam-se perfis distintos de desproteção social em contextos de precariedade laboral. Associadas a esses perfis, as representações denotam ambiguidades e contradições, traduzindo-se em dissemelhantes avaliações sobre os apoios públicos e projeções sobre o futuro da proteção social. Conclui-se que os trabalhadores precários em Portugal estão a revalorizar a função social do sistema de segurança social, exigindo maior cobertura desse sistema para reduzir a insegurança e a instabilidade provocadas pela precariedade laboral.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Trabalhadores,Portugal,Precariedade,Proteção social,Vulnerabilidades
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/DIR-OUT/32096/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/SOC-SOC/30543/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.