Publication in conference proceedings
Prototipagem rápida de ambientes ubíquos
José Luís Silva (José Luís Silva; José L. Silva; J. L. Silva); Óscar R. Ribeiro (Óscar R. Ribeiro); José Creissac Campos (José Creissac Campos); João Miguel Fernandes (João Miguel Fernandes); Michael Harrison (Michael Harrison);
Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010)
Year (definitive publication)
2010
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2025-12-19 19:00)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A experiˆencia de utilizac¸ ˜ao de ambiente ub´?quos ´e um factor determinante no seu sucesso. As caracter´?sticas de tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo poss´?vel para antecipar potenciais problemas de utilizac¸ ˜ao por parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de prot´otipos a serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceit´avel. O desenvolvimento de prot´otipos de ambientes ub´?quos pode ajudar, fornecendo indicac¸ ˜oes de como o utilizador ir´a reagir perante os ambientes. Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem r´apida de ambientes ub´?quos que junta a CPN Tools com um servidor de aplicac¸ ˜oes 3D existente. Os prot´otipos desenvolvidos com o APEX permitem que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das caracter´?sticas do design proposto. A arquitectura do APEX e a modelac¸ ˜ao baseada em CPN s˜ao descritas. Um exemplo ilustra a abordagem.
Acknowledgements
--
Keywords
Computacao ubiqua,modelacao,ambientes virtuais