Publicação em atas de evento científico
Padrões de utilização de tecnologias digitais em saúde: um estudo descritivo
Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Cristina Camilo (Camilo, C.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Maria Lima (Lima, M. L.); Rita Espanha (Espanha, R.); Henrique Martins (Martins, H.);
Revista Psicologia, Saúde e Doenças. Suplemento: Resumos do 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde.
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As tecnologias digitais de saúde (TDS) trazem múltiplos benefícios para utentes e profissionais, existindo, em Portugal, uma oferta diversificada de ferramentas e serviços que recorrem à utilização das mesmas. Para perceber se esta oferta é acessível para todos e se acomoda as necessidades de pessoas com diferentes níveis de adoção tecnológica, é necessário mapear os padrões de utilização das TDS existentes e relaciona-los com indicadores de saúde e de utilização de Internet. O presente estudo pretende dar resposta a esta necessidade, analisando descritivamente os dados referentes à marcação e realização de consulta online, utilização de receita eletrónica e consulta do site da Direção-Geral da Saúde, recolhidos numa amostra de 385 pessoas. Os resultados demonstram que a utilização de serviços online é ainda pouco expressiva, registando-se diferenças significativas nos padrões de consulta do site da Direção-Geral da Saúde em pessoas de diferentes sexos, idades e escolaridades, e nos padrões de utilização de receita eletrónica em pessoas de diferentes idades. Indicam também que a utilização dos serviços online não depende dos indicadores de saúde e de utilização de Internet. Face ao exposto, conclui-se que a utilização de TDS é ainda pouco difundida, o que limita o acesso aos benefícios dela decorrentes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Transformação digital,Tecnologias digitais da saúde,Padrões de utilização,Desigualdades na saúde,Estudo descritivo
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos Associados

Esta publicação está associada ao registo seguinte:

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.