Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma
Título Revista
Revista Crítica de Ciências Sociais
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Desenvolvimento económico,Inovação,Neoliberalismo,Segunda revolução académica,Universidade
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
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