Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra
Título Revista
Revista Contemporânea de Educação
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
The article presents part of the postdoctoral research reflections, carried out in 2017, analyzing the
relations between history, memory, identities and narratives of Brazilian students at the University
of Coimbra. Using ethnomethodology as the main theoretical and methodological reference, the
article also intends to observe questions such as the compositional variables in the various forms
of communication between students and the complex forces that act in the processes of student
affiliation. It points to the importance of networks of sociabilities, experiences and experiences of
students, not always considered in the institutional assessments that define success and academic
failure.
O artigo apresenta parte das reflexões de pesquisa de pós-doutoramento, realizada em 2017, tendo
como foco analítico as relações entre história, memória, identidades e narrativas de estudantes brasileiros
na Universidade de Coimbra. Valendo-se da etnometodologia como principal referencial
teórico-metodológico, o artigo também pretende observar questões como as variáveis composicionais
nas diversas formas de comunicação entre os estudantes e as complexas forças que agem nos
processos de afiliação estudantil. O artigo aponta para a importância das redes de sociabilidades, das
experiências e vivências dos estudantes, nem sempre consideradas nas avaliações institucionais que
definem sucesso e insucesso acadêmico.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
memória,afiliação estudantil,universidade de coimbra
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências Físicas - Ciências Naturais