Artigo em revista científica
IN_SOLVENS: Direito da insolvência em Portugal: Apresentação de um projeto em curso
Mariana França Gouveia (Gouveia, M. F.); João Pedro Pinto-Ferreira (Pinto-Ferreira, J. P.); Higina Castelo (Castelo, H.); Lua Mota Santos (Santos, L. M.); Guilherme Gomes (Gomes, G.); Susana Santos (Santos, S.);
Título Revista
Revista do Ministério Público
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O projeto “Direito da Insolvência em Portugal – Uma Análise Multidisciplinar” (IN_SOLVENS) partiu da análise de dados estatísticos sobre a duração dos processos de insolvência e a utilização dos mecanismos de pré-insolvência em Portugal. De acordo com os dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Justiça, a duração média dos processos de insolvência até ao seu ingresso no arquivo do tribunal atingiu, em média, os 67 meses no 4.º trimestre de 2020. Uma parte muito significativa dessa duração – 64 meses – está concentrada na fase posterior à declaração de insolvência, ou seja, nas diligências que têm em vista a liquidação do património do devedor ou a elaboração de um plano de recuperação da empresa. A análise dos dados referentes a anos anteriores permite ainda constatar que a duração média dos processos de insolvência apresenta uma tendência de crescimento contínuo desde 2014, altura em que situava nos 29 meses.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/DIR-OUT/2939/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.