Artigo em revista científica
Redução das desigualdades no âmbito da Agenda 2030 da ONU
Sara Franco da Silva (Silva, S. F. ); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M. C.); Rosário Mauritti (Mauritti, R.); Nuno Nunes (Nunes, N.); Luís Cabrita (Cabrita, L.); Daniela Craveiro (Craveiro, D.);
Título Revista
Sociologia On Line
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 17:14)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Reducing inequalities in the framework of the UN 2030 Agenda

Abstract/Resumo
As desigualdades sociais ocupam um lugar central nas discussões científicas, políticas e internacionais acerca do desenvolvimento humano. Em setembro de 2015, as Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na qual a problemática das desigualdades constitui uma preocupação transversal. Tendo como foco o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Meta 10.2), procuramos entender em que medida o European Social Survey (2016) se configura como uma solução adequada para a análise das desigualdades sociais no âmbito do desenvolvimento sustentável. Face à urgência de definir um sistema de indicadores robusto que permita a monitorização do progresso dos países face ao cumprimento dos ODS, propomo-nos a operacionalizar um conjunto de indicadores que, indo mais longe do que os indicadores já propostos pela ONU e pelo Eurostat, permitam compreender como diferentes níveis de inclusão social, económica e política são influenciados por desigualdades sociais nos diferentes países europeus.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desigualdades sociais,Inclusão,Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,Análise multidimensional
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.