Artigo em revista científica
Publicidade digital nas homepages dos diários generalistas portugueses: os casos do Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público
Sónia Pedro Sebastião (Sebastião, S. P.); Manuel Valença (Valença, M.); Marta Miranda (Miranda, M.); Ruben Carvalho (Carvalho, R.); Vanessa Vieira Dias (Dias, V. V.);
Título Revista
Observatorio (OBS*)
Ano
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Títulos Alternativos

(Inglês) Digital advertising in the homepages of the Portuguese Daily Newspapers: the cases of Correio da Manhã, Diário de Notícias and Público

Abstract/Resumo
A internet afirma-se como suporte publicitário, dado que a publicidade invade o nosso quotidiano. Se os consumidores estão na internet então a publicidade acompanha-os. Contudo, a adaptação da publicidade a este meio tem de respeitar as características técnicas e de utilização. A publicidade nos media online, mais concretamente na área da imprensa, tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, motivando a nossa análise que terá em conta os diários generalistas: Diário de Notícias (DN), o jornal diário nacional mais antigo; o Correio da Manhã (CM) diário generalista popular de maior circulação em Portugal; e o Público, jornal diário de referência e cujo website é o mais visitado entre os órgãos de comunicação generalistas. O nosso trabalho tem como principal objetivo evidenciar a forma como estes diários generalistas apresentam anúncios publicitários na sua homepage e aferir de que forma a estrutura e o webdesign podem limitar a aposta na publicidade digital. Para tal recorremos à análise estrutural sincrónica das homepages dos diários selecionados e à realização de três entrevistas a responsáveis dos mesmos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Publicidade digital,Formatos,Análise websites,Jornais diários