Artigo em revista científica
Quais as necessidades dos ex-combatentes de guerra portugueses e dos seus sistemas sociais? Uma perspetiva psicossocial da experiência de eventos traumáticos militares
Maria Lima (Lima, M. L.); Carla Moleiro (Moleiro, C.); Raquel António (António, R.);
Título Revista
Revista de Psicologia Militar
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A experiência de eventos traumáticos militares pode resultar em diversas consequências psicológicas e sociais para o indivíduo e para os seus sistemas mais próximos, como as suas famílias. Este estudo contribuiu para uma visão psicossocial destes fenómenos, salientando a importância de ter em consideração não o indivíduo isolado, mas os seus diferentes contextos e as interações entre os mesmos (e.g., família, pares, serviços, políticas locais) e o grupo como recurso. Para tal, foram realizadas 42 entrevistas a dirigentes associativos, técnicos/as de saúde e administrativos/as de instituições que têm contacto com ex-combatentes e famílias. Os resultados deste estudo demonstraram que as principais necessidades dos ex-combatentes prendem-se com a necessidade de serviços (e.g., de lar e/ou centro de dia) e a falta de reconhecimento. A possibilidade de acompanhamento psicológico dos filhos e esposas dos ex-combatentes foi uma necessidade frequente apontada entre as necessidades das famílias dos ex-combatentes. Verificou-se igualmente que as associações são estruturas fundamentais para reconstruir uma identidade coletiva como uma forma de promover a resiliência. Em suma, este estudo permitiu, através da voz de representantes de associações que enquadram os ex-combatentes, identificar algumas das necessidades dos ex-combatentes e dos seus sistemas sociais. Os resultados permitiram uma reflexão sobre a importância de dar um significado coletivo à situação traumática e de reconhecer o papel fundamental desempenhado pelos sistemas que envolvem o ex-combatente.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
identidade social,abordagem ecológica,eventos traumáticos,ex-combatentes
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.