Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
1987
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Este artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino superior,Ensino da sociologia,Modelos pedagógicos