Artigo em revista científica
Reabilitação e melhoria ambiental em edifícios de grande porte organizados em galeria
Teresa Madeira da Silva (Madeira da Silva, T.); Vasco Rato (Rato, V.); Pedro Marques Alves (Alves, P. M.); Miguel Vasconcelos Magalhães (Magalhães, M. V.); Maria João de Oliveira (Oliveira, M. J.);
Título Revista
Revista PARC - Pesquisa em Arquitetura e Construção
Ano
2012
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este artigo decorre de um estudo de avaliação e diagnóstico das necessidades de intervenção em dois bairros sociais, (a “Zona J” e a “Pantera Cor-derosa”), situados em Marvila (Chelas), na cidade de Lisboa, realizado por uma equipa do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, para o IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana. Os edifícios de habitação colectiva em estudo foram projectados e construídos nas décadas de 70 e 80 do século XX. São bairros de habitação social organizados em galeria, construídos numa época em que a regulamentação vigente, acerca das questões ambientais e de segurança, era relativamente branda. Podemos hoje encontra-los muito deteriorados, com grandes problemas de segurança, e graves patologias em relação às condições energéticas e ambientais. O enfoque deste artigo prende-se com um conjunto de questões relacionadas com as soluções tipológicas e os aspetos construtivos destes conjuntos, uma vez que consideramos que ambos podem contribuir para a melhoria funcional e ambiental de todo o edificado. Por um lado, procuramos atender às actuais normas regulamentares da edificação e às necessidades reais de quem lá habita, por outro, procuramos que as soluções possíveis ressalvassem os pressupostos de qualidade inequívoca do projecto original. As respostas às questões levantadas acabaram por assumir a forma de propostas concretas, através da reorganização espacial do conjunto, e a partir da identificação das causas e das soluções encontradas para as patologias identificadas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Habitação colectiva,Reabilitação,Espaço público,Reabilitação urbana,Edifícios em galeria

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.