Artigo em revista científica
Realidades e imagens do especismo: impactos da indústria (agro)pecuária e representações publicitárias de animais não-humanos sencientes
Anabela Santos (Santos, A.); Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este estudo visa expor os impactos da indústria (agro)pecuária para o ambiente e a saúde Este estudo visa expor os impactos da indústria agropecuária para o ambiente e saúde humana, assim como deslindar os processos de objetificação/fragmentação dos animais não humanos usados para consumo. Inclui, também, uma análise de imagens publicitárias, representações que contêm em si ideologias apologistas de uma ordem social especista. O estudo encerra com a menção ao veganismo como prática mais sustentável, mais benéfica para a saúde pública, imprescindível para conter crises alimentares e salvaguardar os direitos dos animais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Agropecuária,Impactos,Especismo,Publicidade

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.