Talk
Reflexividade científica em interpretação de dados qualitativos em grupo
Anne Schippling (Schippling, A.); Maria Álvares (Alvares, Maria);
Event Title
XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-19 14:38)

View record in Google Scholar

Abstract
A interpretação de dados qualitativos em grupo é uma prática comum na investigação qualitativa em ciências sociais, especialmente em países com a língua alemã, onde essa prática se tornou uma parte integrante da pesquisa e do ensino na universidade (Schippling 2017). Na base de uma investigator triangulation (Flick 2004), a prática de grupos de interpretação visa a construção de um habitus científico reflexivo (Bourdieu 1997), que tem em vista a geração de um conhecimento que se baseia na rutura das construções do senso comum, provocando, ao mesmo tempo, uma consciencialização e reflexão das condições sociais do processo de investigação e dos próprios investigadores (Reichertz 2013; Schippling & Álvares 2019). Apesar de a investigator triangulation ser uma prática aplicada na investigação qualitativa, existe muito pouca investigação científica sobre essa prática e suas implicações para o processo de investigação e da geração de conhecimento nesse âmbito. A contribuição propõe (1) uma descrição dos fundamentos históricos da interpretação em grupo e das suas atuais formas de existência, (2) uma discussão de exemplos empíricos da interpretação em grupo, realizados em oficinas de interpretação na Alemanha e em Portugal, e (3) uma reflexão sobre desafios metodológicos para a interpretação qualitativa em grupo. Referências bibliográficas Bourdieu, P. (1997). Les usages sociaux de la science. Pour une sociologie clinique du champ scientifique. Paris: Éditions Quae. Flick, U. (2004). Triangulation in Qualitative Research. In U. Flick, E. v. Kardorff, I. Steinke (Ed.), A Companion to Qualitative Research (pp. 178-183). London, Thousand Oaks & New Delhi: Sage. Reichertz, J. (2013). Gemeinsam interpretieren. Die Gruppeninterpretation als kommunikativer Prozess. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften. Schippling, A. (2017). Investigator-triangulation in the data interpretation process: an almost untouched research area. La critica sociologica, 51 (203), 87‒100. Schippling, A. & Álvares, M. (2019). Zur Generierung von Wissen in Interpretationsgruppen – Methodologische Reflexionen im Kontext reflexiver Eliteforschung, Zeitschrift für Qualitative Forschung, 20 (1), 43-57.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.