Relatório
Relações UE-África e Segurança Humana
Filipa Amaral (Amaral, F.); Pedro Seabra (Seabra, Pedro); Ines Marques Ribeiro (Ribeiro, I. M.); Luís Nuno Rodrigues (Rodrigues, L. N.);
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 10:03)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Iscte-IUL apresenta a Brochura final do projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE-África: ODS, migrações e alterações climáticas”, desenvolvido em parceria com o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e co-financiado pelo Camões I.P. Esta iniciativa pretendeu contribuir para o debate sobre a integração de políticas nacionais e europeias de segurança e desenvolvimento humano, incluindo a securitização de questões relacionadas com as migrações e alterações climáticas, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e do impulso gerado a nível comunitário para fortalecer as relações entre a UE e África. Neste âmbito, a presente publicação foi elaborada com vista a promover uma reflexão mais aprofundada sobre as diferentes dimensões das relações contemporâneas entre a UE e África, evidenciando conexões entre questões eminentemente securitárias e prioridades ao nível do desenvolvimento, mas abarcando também perspetivas importantes de atores da sociedade civil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto internacional
Palavras-chave
África,União Europeia,Segurança Humana
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.