Artigo em revista científica Q4
Reminiscence therapy: development of a program for institutionalized older people with cognitive impairment
Isabel Gil (Isabel Gil); Paulo Santos-Costa (Paulo Santos-Costa); Elzbieta Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Daniela Cardoso (Daniela Cardoso); Maria de Lurdes Almeida (Maria de Lurdes Almeida); Apóstolo, João (Apóstolo, João);
Título Revista
Referência: revista de enfermagem
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Enquadramento: A ausência, ao nível nacional, de modelos de intervenção estruturados, dirigidos a pessoas idosas com declínio cognitivo, tem sido apontada como um dos principais obstáculos à eficácia da terapia de reminiscência (TR) em contexto institucional. Assim, emerge a necessidade de se desenvolverem e validarem programas de TR bem-definidos e replicáveis, de modo a colmatar a lacuna identificada. Objetivos: Construir e validar um programa de TR. Metodologia: Foram seguidas as diretrizes para desenvolvimento de intervenções complexas do Medical Research Council. A conceptualização do programa decorreu em 4 fases distintas, incluindo fase preliminar, modelagem, Teste de campo e conferência de consensos. Resultados: O processo de validação resultou num programa composto por uma vertente principal e uma vertente de manutenção, num total de 21 sessões para aplicar em grupo. Conclusão: O programa de TR, estruturado e validado no decorrer deste estudo, demonstrou características ajustadas ao contexto e população-alvo, tendo o construto significado para as pessoas. A eficácia do programa de TR será testada num estudo piloto a ser desenvolvido.
Agradecimentos/Acknowledgements
This work is an integral part of the “Cognitive stimulation in elderly: intervention on cognitive frailty and promotion of self-care” [ECOG/2015] project, co-financed by the Nursing School of Coimbra.
Palavras-chave
disfunção cognitiva,idoso,desenvolvimento de programas,terapia de reminiscência
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

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