Scientific journal paper Q4
Teorias feministas pós-estruturalistas: Contribuições para a investigação do discurso jurídico no Brasil
João Manuel de Oliveira (Oliveira, J. M. de.); Maria Juracy Filgueiras Toneli (Toneli, M. J. F.); Grazielly Alessandra Baggenstoss (Baggenstoss, G. A.);
Journal Title
Direito, Estado e Sociedade
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-17 12:37)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-22 05:54)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Post structuralist feminist theories: Contributions to legal discourse research study in Brazil

Abstract
O artigo tem o objetivo de apresentar um panorama de propostas de teorias feministas que pensam o direito, apresentando o feminismo pós-estruturalista como uma matriz epistemológica útil para se estudar o discurso jurídico e para se refletir qual sujeito está sendo produzido, especialmente o sujeito mulher. Com uma proposta pós-estruturalista, utilizando-se como referências Judith Butler, Carol Smart e Alicia Ruiz, observa-se que o direito é uma tecnologia de gênero que produz uma subjetividade jurídica cis-heteronormativa racializada. Para tanto, esta pesquisa se estrutura como uma revisão bibliográfica com uma proposta exploratória em que são reunidas matrizes epistemológicas idealistas e materialistas em contraponto com a pós-estruturalista e traz alguns exemplos do discurso jurídico brasileiro para essa reflexão. O presente trabalho mostra que a ideia do sujeito universal é ilusória e que produz efeitos políticos no campo jurídico e social, tendo como efeitos a limitação de possibilidade de ações de emancipação e produção do outro em posição hierarquicamente inferior à posição do sujeito identificado como hegemônico.
Acknowledgements
--
Keywords
Pós-estruturalismo,Discurso jurídico,Sujeito jurídico,Gênero,Feminismos,Teorias jurídicas feministas
  • Law - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.