Artigo em revista científica Q4
Teorias feministas pós-estruturalistas: Contribuições para a investigação do discurso jurídico no Brasil
João Manuel de Oliveira (Oliveira, J. M. de.); Maria Juracy Filgueiras Toneli (Toneli, M. J. F.); Grazielly Alessandra Baggenstoss (Baggenstoss, G. A.);
Título Revista
Direito, Estado e Sociedade
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 12:37)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-22 05:54)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Post structuralist feminist theories: Contributions to legal discourse research study in Brazil

Abstract/Resumo
O artigo tem o objetivo de apresentar um panorama de propostas de teorias feministas que pensam o direito, apresentando o feminismo pós-estruturalista como uma matriz epistemológica útil para se estudar o discurso jurídico e para se refletir qual sujeito está sendo produzido, especialmente o sujeito mulher. Com uma proposta pós-estruturalista, utilizando-se como referências Judith Butler, Carol Smart e Alicia Ruiz, observa-se que o direito é uma tecnologia de gênero que produz uma subjetividade jurídica cis-heteronormativa racializada. Para tanto, esta pesquisa se estrutura como uma revisão bibliográfica com uma proposta exploratória em que são reunidas matrizes epistemológicas idealistas e materialistas em contraponto com a pós-estruturalista e traz alguns exemplos do discurso jurídico brasileiro para essa reflexão. O presente trabalho mostra que a ideia do sujeito universal é ilusória e que produz efeitos políticos no campo jurídico e social, tendo como efeitos a limitação de possibilidade de ações de emancipação e produção do outro em posição hierarquicamente inferior à posição do sujeito identificado como hegemônico.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Pós-estruturalismo,Discurso jurídico,Sujeito jurídico,Gênero,Feminismos,Teorias jurídicas feministas
  • Direito - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.