Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Teorias implícitas sobre o sucesso académico e a empregabilidade
Book Title
Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Neste capitulo apresenta-se um estudo qualitativo sobre o modo como alunos e dirigentes (discentes e docentes) definem o sucesso, o insucesso e identificam os respetivos fatores explicativos. Como referido no capitulo 2, o fenómeno do insucesso e abandono deu origem a varias teorias e tem sido alvo de varios estudos. Contudo, poucos estudos procuraram explorar (qualitativamente) os significados que lhes sao atribuidos pelos principais intervenientes (stakeholders). Perna e Scott (2008), na sua revisao sobre a investigacao realizada,
salientam que apenas onze estudos envolveram metodos qualitativos.Estes estudos foram realizados principalmente com o objetivo de identificar os obstaculos ao sucesso academico, dando enfase a perspetiva dos estudantes.Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender a perspetiva dos diversos stakeholders sobre o significado do sucesso, insucesso e abandono, bem como as explicacoes que desenvolvem para cada um desses eventos.
Acknowledgements
--
Keywords
sucesso académico