Publicação em atas de evento científico
Terceiro setor: uma atualização na composição, associação, diferenciação e delimitação de fronteiras entre organizações nacionais e estrangeiras
Madalena Raptopoulos (Raptopoulos, M.); Jorge Ferreira da Silva (Silva, J.);
Anais do X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 18:55)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Terceiro Setor tem recebido expressiva atenção da mídia e de inúmeros pesquisadores nos últimos anos pelo seu crescimento e representatividade social e econômica na sociedade; porém, o último trabalho científico que abordou uma tentativa de delimitação e caracterização entre entidades do Terceiro Setor foi apresentado por Moura e Fernandes no EnANPAD em 2009. Após esse período não houve publicação que contemplasse categorias divergentes ou diferentes no contexto internacional, apesar de alguns casos possuírem nomenclaturas semelhantes às nacionais, assim como os principais impactos nas delimitações entre fronteiras existentes. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar na produção científica os modelos de organizações existentes no contexto brasileiro e estrangeiro, suas principais semelhanças e diferenças, assim como fronteiras, delimitações e desafios existentes para o cumprimento de suas missões institucionais. Para efetuar a pesquisa foram realizadas buscas nas bases de dados SPELL, CAPES, EBSCO e Web of Knowledge, sem delimitação de período, e considerados os artigos com classificação B2 a A1 pelo Qualis da Capes 2013-2016, como também os de fator de impacto acima de 0,3 pela SCImago Journal Rank, desde que esses tivessem sido publicados em periódicos ou revistas científicas relevantes para o tema em questão. A busca foi complementada com publicações em livros específicos sobre o assunto. Os trabalhos foram analisados por meio de pesquisa descritiva com dados secundários, tratados sob a forma de análise de conteúdo. Após a análise dos dados, verificou-se a oportunidade de atualizar a literatura existente através da consolidação dos resultados apresentados neste trabalho de pesquisa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Terceiro setor,Composição,Fronteiras,Delimitação
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Bolsa de Mestrado PUC-Rio
Bolsa de Mestrado CNPq

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.