Publication in conference proceedings
Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género [School trajectories and aspirations in the 9th year of schooling: differences from social class, ethnicity and gender]
Teresa Seabra (Seabra, T.); Sandra Mateus (Mateus, S.); Elisabete Rodrigues (Rodrigues, E.);
VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas
Year (definitive publication)
2008
Language
--
Country
--
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2024-05-20 00:44)

View record in Google Scholar

Abstract
A comunicação decorre de um projecto de investigação em curso, “Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória”, que analisa de que modo as múltiplas diferenciações de condição social, origem nacional das famílias e o género se cruzam e concorrem na definição quer das trajectórias, quer das aspirações e expectativas escolares, prefigurando distintos destinos individuais e configurações sociais mais amplas. Os dados apresentados têm como suporte um inquérito por questionário a todos os alunos do 9º ano de 13 escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, seleccionados em função da elevada concentração de estrangeiros. Inquiriram-se 1197 alunos, sendo 789 “autóctones” e 405 “descendentes de imigrantes” (318 com origem nos PALOP). Os resultados indicam que a ascendência, quando controladas as variáveis de caracterização sóciodemográfica não têm um impacto importante nos percursos escolares dos alunos inquiridos. Ao contrário, as habilitações literárias dos pais dos alunos e o sexo prefiguram-se como mais determinantes na modelação do desempenho escolar. Tanto as aspirações como as expectativas escolares parecem ser mais enformadas pela trajectória escolar dos alunos do que por qualquer outra das variáveis em análise. Quanto à coerência dos projectos escolares desenhou-se uma tipologia reveladora da existência de uma menor indecisão dos alunos com ascendência luso-PALOP; de projectos mais sonhadores para as raparigas; e projectos mais realistas para os alunos com trajectórias de sucesso.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação,Filhos de imigrantes,Etnicidade

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.