Artigo em revista científica Q3
Transferência de competências educativas em Portugal: Novas funções de velhos agentes
Eva Gonçalves (Gonçalves, E.); João Sebastião (Sebastião, J.); Luís Capucha (Capucha, L.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
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Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Transferencia de competencias educativas en Portugal: Nuevos papeles para viejos actores

(Francês) Transfert de compétences éducatives au Portugal: De nouveaux rôles pour les anciens acteurs

(Inglês) Transfer of educational competences in Portugal: New roles for old players

Abstract/Resumo
Concretizada a obrigatoriedade da transferência de competências educativas para os municípios, importa analisar se há diferenças entre os que aceitaram integrar os projetos piloto implementados desde há vários anos, ganhando assim experiência, e os que recusaram esse processo até ele se tornar obrigatório em 2019. Será que essa experiência ajuda a compreender os diferentes posicionamentos dos intervenientes locais? Para responder a esta questão mobilizámos a informação recolhida no âmbito de um projeto de elaboração de cartas educativas abrangendo um distrito do país, utilizando uma metodologia mista com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre este processo. Para além de se ter verificado a emergência das CIM (comunidades intermunicipais) como agente estratégico de planeamento educativo regional, o que vem acrescentar complexidade ao processo, foi possível observar que entre os concelhos com experiências prévias no processo de transferência de competências se identifica uma maior propensão para encarar sem grandes problemas a autarquia enquanto promotora de uma estratégia concelhia, enquanto nos outros concelhos se destaca a ideia de que ela não pode ser mais do que parceira das escolas.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Descentralização,Políticas educativas locais,Competências
  • Sociologia - Ciências Sociais