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Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS
Célia Gouveia (Gouveia, C.);
Event Title
XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Em Portugal, o uso do Facebook pelos seguidores dos clubes de futebol é continuo e elevado, porém, assistimos simultaneamente a um aumento do número de utilizadores e organizações desportivas que utilizam o Twitter sobretudo para se conectar durante os eventos desportivos ao vivo. Face a este novo panorama, a proposta desta comunicação foca-se na análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes chamados “três grandes” da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. O conjunto de dados em análise foram obtidos com acesso à plataforma Crimson Hexagon, um software de análise de social media que usa um algoritmo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, e é usado pelo Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL). Dada a natureza exploratória do estudo, foi dado especial enfoque aos seguintes objetivos: mapear características sociodemográficas dos seguidores destas páginas; identificar seguidores que influenciam e ajudam a acelerar a disseminação de informações dos clubes; identificar o envolvimento dos clubes com os seguidores através de uma análise comparada. Os resultados obtidos são reveladores de tendências, perceções e práticas que indicam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende para um maior percentual de utilizadores jovens e urbanos - Geração milenar. Concluímos que os clubes possuem uma base de seguidores internacional, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede, por isso, chamados de “Lead users”. Tornou-se, ainda, evidente que os clubes utilizam diferentes práticas comunicativas que a infraestrutura do Twitter torna como indicadores implícitos para avaliar o percentual de envolvimento. Espera-se, com este estudo, contribuir para melhor identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista através das interações no Twitter, ações estas cada vez mais arraigadas na ecologia dos media.
Acknowledgements
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Keywords
Comunicação,Twitter,Futebol
  • Media and Communications - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.