Scientific journal paper Q4
Twittando futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga Nos
Célia Gouveia (Gouveia, C.); Gustavo Cardoso (Cardoso, G.);
Journal Title
Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-11-20 14:03)

View record in Web of Science®


: 4.0
Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2024-11-20 16:52)

View record in Google Scholar

Abstract
Objetivo do estudo: O Twitter insinuou-se em todas as fendas comunicativas das sociedades contemporâneas, incluindo as definidas no contexto desportivo. Face a este panorama, é nosso propósito, a análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. Metodologia/abordagem: O conjunto de dados em análise foi obtido com acesso à plataforma Crimson Hexagon, e teve como objetivos mapear um conjunto de variáveis de caracterização sociográfica, identificar seguidores com poder de influência e através de uma perspetiva comparativa, proceder à análise dos principais traços geradores de envolvimento e mapear os períodos de maior fluxo. Originalidade/Relevância: Este tipo de análise é importante para identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista, através das interações no Twitter, cada vez mais arraigadas na ecologia dos media. Principais resultados: Os resultados apontam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende a um percentual de utilizadores jovens e urbanos – nativos digitais. Os clubes possuem uma base de seguidores com abrangência global, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede. Constatámos, ainda, que os períodos de maior fluxo comunicacional encontram eco nos êxitos ou momentos simbólicos. Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo tem a seguinte agenda: (i) mapear um conjunto de variáveis de caracterização sociográfica; (ii) identificar seguidores com poder de influência (lead users); e, através de uma perspetiva comparada, (iii) apontar traços geradores de envolvimento e mapear os períodos que geraram maior fluxo de mensagens.
Acknowledgements
--
Keywords
Comunicação,Twitter futebol
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.