Artigo não publicado nas atas da conferência
Um modelo visitado da arquitetura chã: as igrejas de São Miguel nos Açores
Maria Antónia Rocha Vieira (Vieira, Maria Antónia); Mafalda Sampayo (Sampayo, Mafalda); João Alves da Cunha (Alves da Cunha, João);
Título Evento
ICEUBI2022 - “International Congress on Engineering – Innovation and Sustainability Praxis”
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo expõe uma análise às fachadas principais das igrejas católicas paroquias e não-paroquiais dos Açores, construídas nos séculos XVIII e XIX evidenciando a existência duma tipologia de fachada, através das suas semelhanças. Existe uma historiografia pós-George Kubler da arquitectura chã portuguesa. Dos autores que também se dedicaram ao estudo desta temática destacamos Nestor de Sousa, João Caldas, José Eduardo Horta Correia, Paulo Varela Gomes, Rafael Moreira. Na historiografia europeia existia o renascimento, o maneirismo e o barroco, mas, existiam edifícios que não se encaixavam nestes estilos, assim Kubler veio definir um estilo, um modelo que se caracteriza por edifícios de formas austeras, exteriores racionais, com proporções evidentes, ordem, simplicidade, onde é identificada uma arquitetura vernacular. Neste artigo são confrontados os autores que estudam a arquitetura chã em Portugal. Ao longo da investigação apercebemo-nos da carência de estudos científicos e de peças gráficas. Apesar da diversidade de cronistas das várias épocas que refletem a temática da arquitetura religiosa nos Açores, estes incidem na contextualização e caracterização histórica do edifício, apresentando raramente estudo sobre o desenho da fachada, à exceção de Nestor de Sousa, João Caldas e Maria Vieira.
Agradecimentos/Acknowledgements
Parcialmente financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. através da bolsa de investigação de Doutoramento 2021. 08545.BD, e no âmbito dos projetos UIDB/04466/2020 e UIDP/04466/2020.
Palavras-chave
Arquitetura chã,Arquitetura Religiosa,Açores,Fachadas,Sistematização Tipológica
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
2021.08545.BD Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDP/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados