Comunicação em evento científico
Um olhar sobre eleições em contexto de desinformação e de algoritmos criados por máquinas
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Título Evento
O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições (12/02/2023)
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-19 13:03)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Estra comunicação está organizada em três momentos: i) o primeiro centra-se no conceito de desinformação e no de inteligência artificial, nas razões pelas quais a desinformação se dissemina de forma tão veloz e quais são as principais consequências que daí advêm; ii) o segundo analisa eleições que tiveram lugar nos últimos anos, em três países distintos, as quais são estudos de caso adequados à compreensão prática do enquadramento conceptual realizado no primeiro momento; iii) o terceiro centra-se no combate à desinformação, seja através do recurso a inteligência artificial, seja através da Literacia dos Media, e apresenta a estratégia da Comissão Europeia nesta área (European Digital Media Observatory), que levou à criação de 14 observatórios da desinformação, sendo um deles o Observatório IBERIFIER, que junta 23 instituições de Portugal e Espanha. O IBERIFIER monitoriza os media, identifica e combate a desinformação e forma públicos em Literacia dos Media, para já em Portugal e Espanha, mas também em todos os países de língua oficial portuguesa ou espanhola, através de parcerias já estabelecidas e a estabelecer. NOTA: A sessão decorreu a 12 de fevereiro, na sala do Senado da Assembleia da República, durante a reunião da Rede de Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Teve como tema chapéu "O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições". Vitor Tomé participou, a convite da Comissão Nacional de Eleições, no painel denominado "Comunicação social, notícias falsas e ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais e a liberdade de ação e igualdade de oportunidades das candidaturas". O painel foi moderado por Carlos Simão Matsinhe, presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, tendo sido também oradores Luís Filipe Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas e Ingrid Bicu, do International Institute for Democracy and Electoral Assistance.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Eleições,Desinformação,Algoritmos

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.