Comunicação em evento científico
Um sociólogo numa empresa de consultoria: As práticas de gestão como objecto de uma experiência vivida.
João Vasco Coelho (Coelho, J. V.);
Título Evento
X Congresso Português de Sociologia
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A presente comunicação pretende ilustrar uma experiência profissional específica, consumada no contexto de uma reestruturação de uma empresa de serviços de consultoria de gestão portuguesa, que apresenta uma trajetória de crescimento significativo nos últimos dois anos, expresso ao nível do volume de negócios, da dimensão e da diversificação da equipa de trabalho, das instalações físicas, e do aprofundamento da aposta realizada na internacionalização. A empresa tem duas décadas de existência, e a sua história é pontuada por dois episódios de aquisição e fusão estrutural. O objetivo da intervenção foi inicialmente apresentado em sentido amplo, sendo formalmente indicada a necessidade de “acompanhar de outra forma as pessoas da empresa”. Um programa de intervenção foi proposto, com duração estimada de seis meses. A sua inspiração foi difluente, e visou articular a propensão objectivista inerente à praxeologia, e o subjectivismo de uma sociologia de filiação fenomenológica. O seu propósito pode dizer-se simplesmente: dar voz à experiência vivida. A análise da justificação, da explicação individual, muitas vezes inoportuna ou esquecida numa empresa, porque frouxa, vaga ou pouco operativa, constituiria um possível ponto de ancoragem de decisões de gestão subsequentes. Num trimestre, foram realizadas 37 entrevistas individuais presenciais a membros da equipa de trabalho da empresa (cerca de 80% da equipa), nos três locais onde a empresa apresenta instalações físicas em Portugal. As entrevistas realizadas foram orientadas por cinco eixos considerados pertinentes, em termos teóricos, na definição de uma experiência pessoal de trabalho numa empresa. A informação reunida foi analisada e foi constituído um diagnóstico de práticas e de efeitos de práticas, em torno dos quais foram propostos seis eixos de intervenção gestionária prioritária tendentes ao reforço, transformação ou melhoria de dimensões particulares da situação existente. Partindo de um exercício de reflexão sobre a trajetória da intervenção realizada, sugerem-se quatro fatores, de natureza pessoal, social ou organizacional, implicados no sucesso declarado da abordagem perfilhada, onde decisões de gestão foram influenciadas pelo emprego in situ de conhecimento sociológico: i) a abertura existente, em termos contextuais, à heteroglossia, a práticas cuja língua não coincide com uma língua já disponível; ii) a preparação prévia do sociólogo, plasmada na demonstração in situ de conhecimento referente ao domínio de atividade da empresa; iii) uma orientação pragmática, expressa por via de um discurso híbrido, centrado na identificação de práticas (de gestão) resultantes da fertilização cruzada de dois universos de conhecimento (a gestão e a sociologia) cujo logos se apresenta aparentemente distante; iv) o efeito de um posicionamento liminar - ser ou parecer ser um outsider, em relação ao quotidiano da empresa.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Consultoria,Profissionalismo,Hidridação,Experiência vivida